Os estudantes do curso de engenharia civil da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) tiveram a oportunidade de assistir, no dia 1º de junho, uma palestra sobre a norma de desempenho de Edificações Habitacionais – NBR 15.575. Organizada pelo Sindicato da Indústria Cerâmica Vermelha da Paraíba (Sindicer/PB), o conteúdo foi apresentado pelo consultor técnico Antônio Carlos Pimenta.

Foram abordados os seguintes temas: alvenaria estrutural e alvenaria racionalizada, sistemas construtivos rápidos e eficientes em relação ao sistema de alvenaria tradicional.

A apresentação detalhou a necessidade da certificação pelo Programa Setorial de Qualidade – PSQ dos fabricantes de blocos e telhas cerâmicas, o que garante a qualidade, segurança e durabilidade dos produtos.

Os universitários também conheceram os requisitos e exigências previstos pela norma para as construções habitacionais e as vantagens e benefícios da cerâmica vermelha, a partir do estudo de Avaliação do Ciclo de Vida dos seus produtos.palestra-antônio-ufpb-OK