A cidade de Campinas/SP recebe até sexta-feira (26) o 45º Encontro Nacional da Indústria Cerâmica, realizado no centro de convenções Expo D. Pedro. O presidente da Anicer, Natel Moraes, presidiu a cerimônia de abertura, na tarde desta quarta-feira (24), no auditório Carvalho I.

Estiveram presentes o diretor de relações institucionais da Anicer e o presidente da Acervir, Sandro Silveira, e o presidente da Acertar, Juliano Nivoloni. Entre as autoridades, o vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, Nelson Faria, presidente da Anfamec, além do gerente do escritório regional do Sebrae Sorocaba/SP, Alexandre Martins, o gestor nacional da rede de laboratórios do Senai, Marcos Dias, entre outros.

“Nós vamos travar uma guerra contra o concreto e os demais produtos alternativos. E vamos fortalecer cada vez mais nossa parceria com os fornecedores, para revigorar o mercado e crescermos juntos”, afirma Moraes. O presidente da Anfamec, Nelson Faria, endossou o discurso do ceramista. “A Anfamec está de braços abertos para receber a Anicer. Está mais do que na hora de caminharmos juntos”, enfatizou.

Durante a cerimônia, o diretor técnico da associação, Cesar Gonçalves, entregou os certificados do Programa Setorial da Qualidade – PSQ a 19 empresas qualidades. Promovido pela Associação Nacional da Indústria de Cerâmica (Anicer), o evento busca promover o debate e a troca de experiências sobre o segmento, que representa cerca de 5% da cadeia da construção civil.

A programação técnica engloba clínicas tecnológicas, debates, fóruns empresariais, minicursos, o Prêmio João de Barro 2016 e visitas técnicas a duas cerâmicas da região. Na pauta, sustentabilidade como ferramenta de negócios, inovações tecnológicas e compra de energia elétrica no mercado livre.

Paralelo ao encontro, a 19ª Expoanicer reúne 60 marcas de sete países, dentre eles, Estados Unidos, Espanha, Alemanha e Itália, com expectativa de fechar negócios na ordem de R$ 40 milhões. Apesar da crise, a Expoanicer é um evento tradicional do setor e figura nas primeiras posições do ranking mundial de feiras direcionadas para a indústria de cerâmica vermelha.

“Nos chama a atenção que aproximadamente 40% dos ceramistas vieram ao evento pela primeira vez, comprovando que, além de uma importante ação de negócios, o encontro tem sido uma ferramenta democrática para inserir pequenas empresas de todas as regiões no mercado, avalia Moraes.

Esta é a primeira vez que o evento é realizado na cidade de Campinas, que se destaca por ser um dos polos do segmento cerâmico do estado. Em São Paulo, mais de 600 indústrias cerâmica estão instaladas, gerando cerca de 35 mil empregos diretos e 110 mil indiretos.

SERVIÇO
45º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha e 19ª Expoanicer
De 24 a 27 de agosto de 2016, no Expo D. Pedro, em Campinas/SP

Abertura-82
Foto: Ricardo Lima/Anicer