Um dos desdobramentos da implantação da Norma Técnica ABNT NBR 15575:2013 – Desempenho em Edificações Habitacionais é a Rede Sibratec (Sistema Brasileiro de Tecnologia) de Desempenho de Edificações Habitacionais (RSDH). Formada por Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica (ICTs), a rede foi criada para dar apoio técnico às incorporadoras e construtoras de edificações habitacionais para que projetem, especifiquem e indiretamente capacitem seus profissionais para garantir ao empreendimento o desempenho estabelecido na NBR 15575. Para o presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Cbic, Dionyzio Klavdianos, essa atuação é muito positiva em razão da maior capacidade de atuação do trabalho em rede. “A Rede trabalha e atua melhor, porque tem como atingir empresas em todos os estados do País”, destaca Klavdianos.

Dentre os serviços oferecidos pela Rede Sibratec está o apoio técnico às construtoras e incorporadoras no processo de desenvolvimento da edificação habitacional, que contemple aspectos como: satisfação do cliente; projetos da edificação habitacional; projeto executivo para a produção; projeto para manutenção e vida útil; controle e garantia do desempenho na produção; avaliação pós-ocupação (cliente e técnica), e oportunidades de melhorias.

A Rede Sibratec também oferece serviços de capacitação com cursos específicos para laboratórios na área de desempenho de edificações para gestão de laboratórios, ensaios de desempenho e análise dos resultados dos ensaios de desempenho de edificações. O trabalho começou a ser realizado em razão da percepção de que algumas instituições e/ou laboratórios não conseguiam atender à demanda por determinados ensaios em razão do volume demandado e sua capacidade de absorção da demanda, tornando necessários mais laboratórios com as mesmas características.

Detectou-se também que até mesmo instituições/laboratórios de grande fluxo de atendimento às empresas do setor ainda não possuíam a oferta completa de ensaios, por subtemas da Norma, motivados pelo elevado custo de determinados equipamentos ou pelo investimento necessário para a sua implementação. A ideia, segundo a Rede Sibratec, não é competir e duplicar os serviços já realizados pelos laboratórios privados, mas oferecer serviços tecnológicos, experiências e conhecimentos que permitam realizar atendimentos às empresas do setor para solução de problemas identificados no cumprimento da Norma de Desempenho. Para Klavdianos, o trabalho da Rede Sibratec na condução dos testes relacionados à Norma de Desempenho contribuirá muito com as empresas do setor para o atendimento à norma.

A Rede Sibratec de Desempenho em Edificações Habitacionais será apresentada aos participantes do 89º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) na tarde do dia 26 de maio, em Brasília. A apresentação ocorrerá durante o painel “Desdobramentos da Norma de Desempenho da Comat da Cbic”.

Fonte: Cbic

elaboracao-do-manual-do-proprietario-conforme-a-norma-de-desempenho-nbr-15575-5