O presidente da Anicer, Natel Moraes, esteve presente, na manhã de hoje (09), juntamente com representantes de sindicatos de cerâmica de todo o Brasil, em uma reunião na sede do Inmetro, no Rio Comprido (RJ),  onde discutiram a importância da alteração da portaria 558 do Inmetro, de 19 de novembro de 2013.

“Estamos percebendo em todos os estados a dificuldade em se avaliar a qualidade dos produtos. Poucos segmentos vêm até o Inmetro pedir para que sejam fiscalizados e o setor de cerâmica vermelha está fazendo isso. A Anicer, bem como todos os sindicatos aqui presentes, defende que as indústrias tenham compromisso com a sociedade e respeitem as normas técnicas. Por isso, estamos aqui hoje, solicitando que esta portaria seja  revisada e reeditada, de maneira a se tornar mais rigorosa no controle e fiscalização das normas técnicas vigentes”.

O Inmetro se posicionou lembrando aos presentes que é possível melhorar o regulamento, sempre que necessário, e se prontificou a criar uma comissão técnica para a revisão da portaria e, eventualmente, estabelecer um procedimento de avaliação da conformidade. A reunião ficou de ser agendada entre os dias 22 e 26 de maio. Além disso, a instituição sinalizou a realização de um treinamento técnico para que os fiscais procedam da forma correta, seguindo exatamente o que consta na portaria.

Também estiveram presentes na reunião o Diretor da Área Econômica e Fiscal da Associação e presidente do Sindicer/MG, Rodrigo Victor Silveira, o diretor da Área de Blocos e Tijolos Cerâmicos, Luis Lima,  o presidente do Sindicer/PI, Waldir Moraes Júnior, o presidente do Sindicer/RN, Vargas Soliz Pessoa e os presidentes dos sindicatos de cerâmica do Rio de Janeiro, Edézio Menon, Cesar Gonçalves e Oziel Batista.

reuniao_inmetro