Entra em consulta nacional a Norma ABNT NBR 15.270-2

O projeto de revisão da norma ABNT NBR 15.270-2 Componentes cerâmicos – Blocos e tijolos para alvenarias estrutural, de vedação e racionalizada – Parte 1: Requisitos e – Parte 2: Métodos de ensaio, elaborado pela Comissão de Estudo Especial de Cerâmica Vermelha (ABNT/CEE-179), está disponível para Consulta Nacional, no site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Nesta etapa, qualquer pessoa ou entidade interessada no tema objeto da normalização pode visualizar, imprimir e enviar comentários e sugestões ou então recomendar a sua desaprovação, devendo, neste caso, apresentar as objeções técnicas que justifiquem sua manifestação. Caso não seja associado ou não tenha um login de acesso de outras comissões, é possível se cadastrar gratuitamente para acessar o projeto em http://www.abntonline.com.br/consultanacional. Para encontrar o projeto basta clicar em “pesquisar por comitê” e depois em ABNT CB-179 Cerâmica Vermelha.

Entre as propostas do projeto de revisão estão: absorção de água, marcação, dimensões de septos e paredes, inclusão dos tijolos maciços e perfurados, criação de classes de acordo com aplicação, entre outras.

A gestão deste processo de revisão ficou à cargo da Anicer e contou com participação de diversas entidades, sindicatos, associações, universidades, indústrias cerâmicas, laboratórios, consultores e profissionais, além dos engenheiros Guilherme Parsekian e Ronaldo Bastos Duarte.

nota_popup_05062017