O Presidente da Anicer, Natel Moraes, se reuniu na tarde de ontem (08), na sede do Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM, em Brasília, com o Diretor Geral do órgão, Victor Hugo Froner Bicca e seu Diretor de Arrecadação, Ricardo Paraíba, além de Alexandre Rezende, Diretor do DNPM/MS.

Na pauta da reunião, questões sobre a criação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais – Cfem e a forma como está sendo realizado o cálculo das notificações em diversos estados do Brasil.

Moraes solicitou uma maior transparência nos dados do documento, bem como uma padronização em relação ao valor por tonelada que será cobrado aos empresários do setor de cerâmica vermelha. O presidente ficou esperançoso com o compromisso assumido pelos representantes do órgão. “Foi uma reunião muito positiva, onde pudemos esclarecer algumas situações sobre a cobrança da Cfem que está apresentando muita desproporção de uma região para outra, o que vem onerando demais os empresários. Foi uma conversa importante, onde conseguimos um bom espaço e a garantia de que o DNPM irá analisar os nossos pleitos. Além disso, a Anicer agora parte para a criação de um grupo de trabalho, que ficará responsável por novos encontros com o DNPM para organizarmos esta questão das cobranças distintas e para a estabilização de um valor único para 2018. Enfim, foi muito produtivo e vamos estreitar essa parceria para, cada vez mais, desenvolvermos o nosso setor cerâmico”, disse Moares.