Anicer elege nova diretoria para o triênio 2016-2019

assembleia

Atual presidente do Sindicato das Indústrias de Cerâmica do Estado de Mato Grosso do Sul assumirá a presidência da Associação

Por Manuela Souza

No último dia 02 de dezembro, aconteceu a 4ª Assembleia Geral da Anicer, na sede da Associação, no Rio de Janeiro. A reunião contou com a presença de presidentes de sindicatos, diretores, entidades associadas e demais sócios filiados à Anicer, que elegeram Natel Henrique Farias de Moraes, atual presidente do Sindicer/MS, como o novo presidente da Associação para o triênio 2016-2019.

Moraes recebeu 69% dos votos válidos, entre os associados aptos à votação, obtendo aprovação unânime entre os presentes no pleito. A eleição foi executada com a apresentação de uma chapa única e tem como vice-presidente o atual presidente do Sindicato da Indústria Cerâmica Vermelha da Paraíba – Sindicer/PB, João Gomes de Andrade Neto.

Com inscrições encerradas no dia 17 de novembro, apenas uma chapa, encabeçada por Moares, foi registrada. Com todos os votos favoráveis, Moraes assumirá o mandato no final de março de 2016. “O Luis (diretor de Relações Institucionais) e o Cesar (presidente da Anicer) me transmitiram um conhecimento importante para este novo desafio, explicaram como conduzir a Associação, repassaram suas experiências e contatos, mesmo antes da eleição. Foram duas pessoas que, em nenhum momento, criaram nenhum tipo de objeção, pelo contrário, sempre me deram às mãos, organizando, ensinando, mostrando os passos para mim e para o João, dando direcionamento. Aos dois, deixo os meus parabéns e muito obrigado. A nossa maior responsabilidade será dar sequência ao trabalho de vocês. Eu vou tentar ser um pouquinho do que vocês foram até hoje. Se eu conseguir chegar a esse mesmo nível, já saio satisfeito”, falou o futuro presidente para Cesar Gonçalves.

Moraes ainda deixou claro que pretende dar continuidade ao trabalho que já vem sendo feito pelos atuais colaboradores da instituição. “Essa diretoria que foi eleita hoje e que vai assumir no dia 31 de março está comprometida. Nós vamos fazer tudo o que conversamos nesses últimos tempos. Agora, todos nós estamos em um momento de euforia, mas sabemos o tamanho da responsabilidade que é estar à frente de uma associação do tamanho da Anicer. Nós vamos dar uma continuidade a este trabalho que vem sendo bem feito e onde houver possibilidade de melhorar, nós iremos melhorar. Esse vai ser o nosso trabalho”.

Em seguida, Gonçalves cumprimentou a diretoria eleita: “Eu quero desejar a essa nova diretoria total sucesso e que vocês tenham um trabalho à frente do nosso setor e consigam trazer progresso e melhorias para todo o segmento de cerâmica vermelha. Tenho certeza que esse é o desejo de todos nós, ceramistas brasileiros. Sucesso para vocês todos. Ainda estou integrado à nova diretoria e, no que me for possível, estarei sempre à postos para ajudá-los. Parabéns, bom trabalho e mãos à obra”, discursou.

O atual Diretor de Relações Institucionais, Luis Lima, fez coro: “Eu vou continuar lutando para que esse trabalho funcione e prospere”. Em março, Lima passa o cargo para o presidente da Associação das Cerâmicas Vermelhas de Itú e Região – Acervir, Sandro Roberto da Silveira e assume a diretoria de Blocos e Tijolos Cerâmicos.

Esta é a primeira vez que Natel Moraes assumirá a presidência da Anicer, que destacou os principais aspectos a serem trabalhados durante a sua gestão: questões da certificação, meio ambiente, soluções para enfrentar a crise e esclarecimentos sobre normas reguladoras. Natural de Cornélio Procópio, no Paraná, 37 anos de idade, casado e pai de duas meninas, Natel Moraes é diretor executivo do Grupo CCGCT. Formado em direito, atua no ramo da cerâmica há 15 anos e também integra a presidência do Sindicer/MS.

A assembleia tratou ainda de temas importantes para o setor como a apresentação dos números do projeto Cerâmica Sustentável é + Vida, o Balanço de 2015 e as perspectivas para o próximo ano. O CS+V alcançou o atendimento a 426 cerâmicas, das quais, 369 já tiveram as suas consultorias executadas e 57 estão em execução. A meta do projeto é atender 604 cerâmicas em todo o Brasil.

O forte aumento nos acessos ao site da Associação e a seus perfis nas redes sociais também foi apresentado à diretoria, o que, para o atual presidente da Anicer, Cesar Gonçalves, é resultado de um trabalho sério e constante da Anicer na representação do setor de norte a sul do país, na prestação de contas e no oferecimento de serviços. A Revista da Anicer, que possui 18 anos de existência, levou aos ceramistas associados informações importantes sobre o setor, por meio da publicação de 85 matérias jornalísticas. Já o Intervalo Cerâmico contabilizou 25 matérias em 2015. O serviço de assessoria de imprensa apresentou melhor resultado este ano em comparação com 2014, com 56 inserções na mídia espontânea.

Conheça a nova diretoria:

Presidente: Natel Henrique Farias de Moraes (MS)
1º Vice-presidente: João Gomes de Andrade Neto (PB)
2º Vice-presidentes: todos presidentes dos sócios institucionais

1º Tesoureiro: Edézio Gonzales Menon (RJ)
2º Tesoureiro: Marcelo Guimarães Tavares (CE)
1º Secretário: Marcelo Augusto dos Santos Oliveira Lima (RJ)
2º Secretário: Fernando Ibiapina Cunha (CE)

Diretor da Área Ambiental: Jorge Romeu Ritter (RS)
Diretor da Área Econômica e Fiscal: Rodrigo Victor da Silveira (MG)
Diretor da Área de Blocos e Tijolos Cerâmicos: Luis Carlos Barbosa Lima (RJ)
Diretor da Área de Pisos Cerâmicos: Luiz Cláudio Sabedotti Fornari (MS)
Diretor da Área de Telhas Cerâmicas: José Joaquim Gomes da Costa (PI)
Diretor da Área de Tubos Cerâmicos: Ralph Luiz Perrupato (MG)
Diretor da Área Industrial: Luiz Bisaccioni (SP)
Diretor de Marketing: Juan Carlos Leite Germano (RS)
Diretor de Normas e Qualidade: Constantino Frollini Neto (SP)
Diretor de Relações Institucionais: Sandro Roberto da Silveira (SP)
Diretor Técnico: Cesar Vergílio Oliveira Gonçalves (RJ)

CONSELHO CONSULTIVO

Membros Natos
1° e 2° vice-presidentes
1° presidente da Anicer: Sylvio Alves de Barros Filho

Membros Eletivos
Cláudia Pinedo Zotto Volpini (MS)
Gilmar Primo Badalotti (SC)
José Abílio Guimarães Primo (SE)
José Lavaqui Sobrinho (MT)
Osvaldo Duarte Rosalino (RO)
Rivanildo Samuel Hardman Júnior (PA)

CONSELHO FISCAL

Efetivos
Benedito Bezerra Mendes (MA)
Francisco Alves Belfort (AM)
Waldyr de Moraes Júnior (PI)

Suplentes
Anibal José buldrim Sontag (SP)
Laerte Simão (GO)
Paulo Gustavo Barduchi (SP)