Os prazeres da mesa piauiense

No estado há uma forma peculiar de temperar os ingredientes, muita pimenta e cheiro verde. Talvez, o grande diferencial da comida piauiense seja a maneira como ela é preparada e um dos legados que os indígenas deixaram para o Piauí foi a sua culinária.

As grandes estrelas da culinária piauiense são o capote e a paçoca (carne seca pilada com farinha). Além disso, é fácil encontrar pratos típicos da culinária nordestina, como a galinha à cabidela (também conhecida como galinha ao molho pardo ou galinha caipira), o arroz Maria Isabel, baião de dois e sarapatel.

Frutos do mar e peixes também não ficam de fora no paladar dos moradores da região. Para os que apreciam uma boa cachaça, o local tem representações de nome, como a Mangueira, cachaça destilada de cana-de-açúcar em alambique de cobre martelado envelhecida por um ano em tonéis de garapeira. Mas quem não gosta de álcool, tem a famosa cajuína, o típico “refrigerante” do estado. A bebida é feita a partir do caju e atualmente é considerada patrimônio cultural do Piauí.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *