Teresina (PI)

Teresina, a única capital do Nordeste que não possui litoral, mas que é compensada por outros atrativos, como o encontro dos rios Poty e Parnaíba, a boa gastronomia da culinária típica do nordeste brasileiro e o seu forte artesanato,  irá servir de pano de fundo para a realização do 46º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica, que acontece de 20 a 22 de setembro de 2017, na Federação das Indústrias do Estado do Piauí – Fiepi.

No estado há uma forma peculiar de temperar os ingredientes, muita pimenta e cheiro verde. Talvez, o grande diferencial da comida piauiense seja a maneira como ela é preparada e um dos legados que os indígenas deixaram para o Piauí foi a sua culinária. As grandes estrelas da culinária piauiense são o capote e a paçoca (carne seca pilada com farinha). Além disso, é fácil encontrar pratos típicos da culinária nordestina, como a galinha à cabidela (também conhecida como galinha ao molho pardo ou galinha caipira), o arroz Maria Isabel, baião de dois e sarapatel. Frutos do mar e peixes também não ficam de fora no paladar dos moradores da região. Para os que apreciam uma boa cachaça, o local tem representações de nome, como a Mangueira, cachaça destilada de cana-de-açúcar em alambique de cobre martelado envelhecida por um ano em tonéis de garapeira. Mas quem não gosta de álcool, tem a famosa cajuína, o típico “refrigerante” do estado. A bebida é feita a partir do caju e atualmente é considerada patrimônio cultural do Piauí.

Dados

Possui uma área de 1 381,981 km²

População: 847 430 hab – IBGE/2015

21ª maior cidade do Brasil

17ª maior capital de estado

7ª capital mais populosa

8ª mais rica do Nordeste

3ª capital mais segura do Brasil (perdendo apenas para Natal/RN e Palmas/TO)

Terra natal de Torquato Neto, poeta do Tropicalismo, e de Carlos Castelo Branco, colunista político do Jornal do Brasil.

Conhecida por Cidade Verde, codinome dado pelo escritor maranhense Coelho Neto, em virtude de ter ruas e avenidas entremeadas de árvores.

Distância de outras cidades: São Luís, 439 km, Fortaleza, 626 km, Belém, 923 km, Recife, 1152 km, Brasília, 1787 km

* Dados Wikipédia