Um convênio firmado entre o Sindicer/PE e a Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, através do departamento de Tecnologia Rural, resultou na Agenda Positiva. Sob a direção do professor Romildo Morant Holanda, um grupo de pesquisadores recebeu do sindicato a coordenação técnica para realização da 9ª Convenção Nordeste de Cerâmica Vermelha e do 19º Encontro dos Sindicatos de Cerâmica Vermelha do Nordeste, que acontecerão de 23 a 25 de outubro, em Recife (PE). “A ideia é inserir o setor e seus produtos no meio acadêmico, no meio profissional – arquitetos, engenheiros, construtores e etc. – e, por fim, fazer-se representar em ocasiões que exijam a presença de um técnico”, explica o presidente do Sindicer/PE, Otiniel Gerôncio Barbosa.
O grupo também ficou encarregado de organizar o 1º Desafio Cientista Ceramista, que acontece paralelo à Convenção e ao Encontro. “Foi sem dúvida uma grande satisfação, pois vimos que a parceria da Indústria com a Academia está dando certo. Recebemos diversos trabalhos de diferentes estados que serão reunidos em um livro”, afirma o professor Morant. Por meio da Agenda Positiva, um grupo de pesquisadores estuda, de forma independente, o segmento da indústria de cerâmica vermelha, desenvolvendo artigos para publicação em eventos científicos e palestras.
Nos últimos três anos, o Sindicer/PE já apoiou mais de 15 estudantes de graduação com bolsas de estágio. Também foi desenvolvida uma tese de doutorado e mais de 40 artigos científicos. Atualmente, estão sendo desenvolvidas duas dissertações de mestrado, sendo uma com apoio da Capes e outra da Facepe. Todos os trabalhos apresentam reconhecido nível de técnico. Nesses conteúdos, está demonstrado que as indústrias do setor não estão preocupadas apenas com o meio ambiente e a preservação dos recursos naturais, mas também com a capacitação de seus funcionários e o apoio a pesquisa.