A Cerâmica Flor de Junho, localizada na cidade de Rio Branco, no Estado do Acre, conta com modernas instalações no seu parque fabril, destinado à produção de blocos cerâmicos estruturais e tijolos perfurados e maciços. Ao lado de aproximadamente 30 indústrias do estado acreano, a Flor de Junho contribui com o desenvolvimento da região produzindo mensalmente mais de dois milhões em produtos por mês.

Para enfrentar a concorrência, a cerâmica preza pela qualidade do seu produto e, com isso, em março deste ano, fez consultoria do Cerâmica Sustentável é + Vida, projeto criado pela Anicer em parceria com o Sebrae, no módulo para Qualificação ao PSQ/PBQP-H e, no dia 25 de novembro, foi qualificada no PSQ de Blocos, se tornando assim a primeira cerâmica do Acre a receber tal qualificação. Segundo Aristides Formighieri, responsável pela empresa, além de pensar em melhorar os produtos e cumprir as regulamentações vigentes, eles também buscaram o projeto para atender às exigências da Caixa Econômica Federal, e assim participar de obras do programa Minha Casa Minha Vida, financiadas pelo banco.

Como próximo passo, a cerâmica pretende adquirir também a Consultoria do Cerâmica Sustentável é + Vida para incorporação e tratamento de resíduos sólidos, biomassas e geração de crédito de carbono. O objetivo desta consultoria é levar a obtenção de créditos de carbono e receitas regulares para compra de novos equipamentos e a modernização dos processos fabris.

Foto 1