Em cerimônia realizada na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, na última terça-feira (25), o presidente da Anicer, Cesar Gonçalves, foi agraciado com a Ordem do Mérito Industrial. A Medalha é uma homenagem da CNI que destaca quem prestou relevantes serviços à indústria e ao desenvolvimento econômico e social do país.
O presidente da CNI e Grão-Mestre da Ordem, Robson Braga de Andrade, lembra a importância da comenda. “Esse é o maior tributo que a CNI presta a personagens que se destacaram como protagonistas de momentos relevantes da evolução do nosso País”, diz o presidente. O Conselho da Ordem é integrado pela diretoria da CNI e foi criado com a medalha em 1958 pelos empresários Roberto Simonsen e Euvaldo Lodi. Em 56 anos, apenas um seleto grupo de personalidades e empresários receberam a comenda, entre os quais se destacam os ex-presidentes Juscelino Kubitschek, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula Da Silva; além do ex-vice-presidente José de Alencar e dos industriais Jorge Gerdau, Antônio Ermírio de Moraes e Ivo Hering.
“Essa medalha é um dos marcos da Confederação, por ser uma maneira de prestigiar empresários que primam pela qualidade e pela indústria do nosso país, porque é uma dificuldade muito grande. Esses homenageados dão provas da engenhosidade do empresário brasileiro”, diz o chanceler da Ordem e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pernambuco (FIEPE), Jorge Côrte Real. Gonçalves diz que divide a medalha com os defensores e os empresários do setor ceramista. O empresário tem trabalhado ativamente para melhorias na NR 12 – norma regulamentadora do Ministério do Trabalho – e nas leis que têm afetado negativamente o setor. Segundo ele, a expectativa do setor é de que com as mudanças no governo, haja também a mudança da mentalidade, “porque o ônus tem sido muito grande para a indústria”.
Fonte: CNI