Com o objetivo de estudo, em escala industrial, da incorporação de resíduos sólidos proveniente da estação de tratamento de água e efluentes da Usina Termelétrica Jesus Soares Pereira – UTE JSP (Termoaçu) em produtos cerâmicos, foi assinado um termo de cooperação técnica, no dia 25 de novembro, entre o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis – CTGAS-ER/Senai e a Cerâmica Parciama, localizada em Pendências (RN). O termo está amparado pelo projeto “Estudo da incorporação de resíduos da estação de tratamento de água da TERMOAÇU em massas para confecção de produtos cerâmicos”.

A base de proposição do projeto visa apresentar um destino final mais adequado aos rejeitos da Usina Termoelétrica Jesus Soares Pereira, localizada no município de Alto do Rodrigues (RN), em função dos altos custos. Em decorrência, a termoelétrica vem buscando parceria com o setor cerâmico para que o resíduo possa ser absorvido por alguma indústria da região. O projeto realiza estudos com o resíduo proveniente da estação de tratamento de água da Usina para fabricação de tijolos em indústria cerâmica, a fim de avaliar a qualidade dos produtos obtidos com a incorporação desses resíduos à massa cerâmica e adequar a indústria cerâmica para receber o resíduo estudado.

A Usina Termelétrica Jesus Soares Pereira – UTE JSP gera diariamente uma média de oito toneladas de resíduos das estações de tratamento de água e efluentes, e estudos realizados pelo Laboratório de Ensaios de Materiais do CTGAS-ER mostram que os resíduos das estações de tratamento da UTE podem ser adicionados à massa, em percentuais de massa seca, até 5% pela indústria de cerâmica vermelha para confecção de blocos de vedação sem comprometimento da qualidade desses produtos.

Desta forma, torna-se importante para o País a adoção efetiva de medidas de redução de resíduos, evidenciada pelo empenho do Governo Federal no combate ao desperdício e no estímulo ao uso racional e eficiente de energia, traduzido pelas diretrizes e linhas de ação estabelecidas e definidas para o Programa Nacional de Conservação de Energia.

Fonte: Portal no ar

ctgas-er