Realizada entre os dias 09 a 13 de novembro deste ano, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá (MT), o 21º Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (CBECiMat) apresentou novidades e novas tecnologias relacionadas às áreas de materiais cerâmicos, compósitos, metálicos, poliméricos e ensino de materiais. O evento contou com a participação de 1.025 pessoas, de 22 estados brasileiros e também de outros países, como Estados Unidos, Canadá, Espanha, Inglaterra, Portugal, Chile, Uruguai, Argentina e Paraguai. No total, aproximadamente 1.500 trabalhos técnicos e científicos foram apresentados.

Organizado pela Metallum, empresa especializada em Eventos Técnicos e Científicos, este ano, um grupo de docentes da Universidade Estadual Paulista (UNESP) também esteve envolvido na organização do congresso, aproximando ciência e tecnologia para satisfazer interesses acadêmicos e industriais, e contribuir para uma maior aproximação entre pesquisadores, profissionais da indústria e educadores da área de Ciência e Engenharia de Materiais.

Segundo o presidente desta 21ª edição do CBECiMat, o Prof. Dr. Carlos Roberto Grandini, da Faculdade de Ciências do Câmpus de Bauru da Unesp, houve uma discussão interessante sobre as mudanças globais e o desenvolvimento de novos materiais, levando em consideração critérios de inovação e sustentabilidade. Foram também apresentados trabalhos envolvendo o desenvolvimento de novos materiais incorporando diversos tipos de resíduos para utilização na construção civil, seguindo critérios de sustentabilidade, como também novas rotas de processamento de materiais cerâmicos, em especial materiais nanoestruturados, para diversas aplicações.

imagem publico CBECIMAT 3