Ceramistas de todo o estado de Sergipe participam, no dia 11 de dezembro, da última etapa do curso “Perspectivas para o Setor Cerâmico: Mercado da Construção Civil e Linhas de Financiamento”. O evento será realizado pelo Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), no auditório da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), das 8h30 às 11h30, e contará com representantes da Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, do Departamento de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente e Sebrae.
As instituições integram o Projeto de Eficiência Energética com Uso Sustentável de Recursos Florestais em Cerâmicas de Sergipe, realizado pelo SergipeTec em parceria com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba/Centro de Produção Industrial Sustentável (CEPIS) de Campina Grande e patrocinado pelo Fundo Socioambiental da Caixa e Fundo Nacional do Meio Ambiente. O projeto tem como proposta regularizar a situação de cerâmicas que estão ineficientes do ponto de vista da sustentabilidade ambiental e dentre os apoiadores da iniciativa, está o Sindicato das Indústrias de Cerâmicas e Olarias em Sergipe (Sindicer/SE).
Os temas abordados durante o evento serão: Pacto para Produção Sustentável; Perspectivas do Sistema Sebrae na Cadeia da Construção; Linha de Crédito para Apoio ao Setor Cerâmico e Gesseiro, voltado para Melhoria Tecnológica e Recuperação da Biomassa Florestal; Linha de Crédito para Apoio ao Setor Cerâmico; e Perspectivas do Estado de Sergipe para o Setor Cerâmico.
O projeto já cumpriu etapas importantes com a preparação de 10 engenheiros florestais em Produção Mais Limpa (P+L) e capacitação para empresários de cerâmicas de Sergipe. A partir de abril do próximo ano, o projeto oferecerá uma unidade demonstrativa com tecnologia 3D de cerâmica ecoeficiente que será utilizada na capacitação da disseminação de boas práticas no ramo ceramista.