O 11º Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e o 8º Encontro da RedeAPLmineral, que começa hoje (8) e vai até a próxima quarta-feira (10), na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), em Santa Catarina, vai contará com a presença de diversas entidades de todo o país. Além de representantes da Anicer, confirmaram a ida à Criciúma membros das Secretarias de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do Ministério de Minas e Energia, e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (SETEC/MCTI), do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), do Ministério de Minas e Energia, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Sebrae Nacional. O evento terá ainda a presença de representantes do Siecesc e do Sindiceram.

Promovido pelo Sindicato da Indústria da Cerâmica Vermelha do Morro da Fumaça (Sindicer) e pela Cooperativa de Exploração Mineral (Coopemi), o encontro também vai receber o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco Corte. “Todas estas entidades representativas do país estão interligadas buscando o desenvolvimento do setor mineral, com foco no fortalecimento da economia, e estarão discutindo tudo isso aqui na nossa região”, explica o presidente do Sindicer/Coopemi, Sérgio Pagnan.

O seminário traz o tema “Planejamento e Governança para a Sustentabilidade de APL’s de Base Mineral” para discutir e difundir experiências, buscando soluções nesta área. A abertura acontece esta noite, às 19h30, com o lançamento do Prêmio Melhores Práticas de APL’s de Base Mineral 2015. Na quarta-feira, será ministrada a palestra “Experiência da Anicer na implementação do PSQ nos APLs de Cerâmica Vermelha”, às 8h30, pelo consultor técnico da Anicer, Vagner Oliveira.

DSC00998