A Norma de Desempenho ABNT NBR 15.575, em vigor desde julho de 2013, estabelece parâmetros técnicos de qualidade para edificações habitacionais. Com o objetivo de auxiliar empresários fluminenses a atender os novos requisitos, o sistema Firjan publicou o mapeamento “Rede de Excelência Tecnológica Fluminense para Atendimento à Norma de Desempenho”, que identifica as principais instituições provedoras dos ensaios e análises exigidos.
O projeto integra o Plano Integrado de Inovação, desenvolvido a partir do estudo “Construção Civil: Desafios 2020”, pela Federação, para intensificar ações de apoio ao desenvolvimento do setor. “O mapeamento oferece contatos de instituições tecnológicas, localizadas no estado do Rio, capacitadas para realizar os ensaios requisitados”, explica Bruno Gomes, diretor de Inovação do Sistema Firjan.
Roberto Kauffmann, presidente do Sindicato da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio), destacou a importância da iniciativa para desenvolver o setor: “O mapeamento da rede existente possibilitará a identificação de lacunas na oferta de serviços regionais, além de propor ações para o fortalecimento da infraestrutura necessária para o atendimento à norma”, explica Kauffmann, que também preside o Conselho Empresarial da Industrial Indústria da Construção.
Os requisitos da norma estão reunidos em sete seções: desempenho industrial; segurança ao fogo; durabilidade; estanqueidade à água; desempenho térmico e lumínico; desempenho acústico; e sistemas hidrossanitários. Em cada tópico, são indicados os institutos capacitados para realizar as análises exigidas. O levantamento completo está disponível para download no site www.firjan.org.br/construcaocivil.
Fonte: Carta da indústria.