A presidenta Dilma Rousseff anunciou, na tarde desta segunda-feira (01), a escolha do senador Armando Monteiro Neto (PTB-PE) para ocupar o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), no lugar ocupado hoje por Mauro Borges.
Homenageado em 2013 com a honraria máxima da Anicer, Monteiro Neto recebeu o título de Sócio Honorário da Associação durante o 42º Encontro Nacional, realizado em Recife – PE, em reconhecimento às suas ações em prol do setor. Para o presidente da Anicer, Cesar Gonçalves, essa escolha abrirá um discurso importante com o Governo Federal. “Foi uma escolha importante para o setor de cerâmica vermelha, por se tratar de uma liderança atenta às demandas da pequena empresa. Monteiro é conhecedor dos gargalos do nosso setor, e ele certamente fortalecerá a equipe de governo”.
Em seu perfil no Facebook, Monteiro Neto disse estar muito honrado com o convite. “Nosso desafio é promover uma sociedade mais justa, gerando emprego e renda por meio da indústria e do comércio exterior”. Senador pelo PTB de Pernambuco, antes de chegar ao Senado, Monteiro exerceu três mandatos como deputado federal. Já presidiu a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Sesi e o Senai nacionais e dirigiu o conselho de administração do Sebrae. Antes de chegar à CNI, foi presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco. O novo ministro nasceu em Recife em 1952. É filho do empresário e ex-ministro da Agricultura Armando de Queiroz Monteiro Filho, e neto de Agamenon Magalhães, ex-governador de Pernambuco, ex-deputado federal e ex-ministro (do Trabalho, Indústria e Comércio, no governo Getúlio Vargas). Casado, é pai de quatro filhos.