Resultado de uma iniciativa do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA Brasil, a publicação “Aspectos da Construção Sustentável no Brasil e Promoção de Políticas Públicas” foi recentemente lançada no País. Com o objetivo de fornecer insumos para a promoção de políticas públicas de expansão da construção sustentável, trata-se de um estudo técnico que recolhe subsídios e traça recomendações. Composto por capítulos sobre os temas água, energia e materiais, este trabalho foi elaborado em interlocução com entidades representativas e profissionais do setor e futuramente poderá ser ampliado para outras áreas do conhecimento.
“O documento reflete uma realidade: o momento da conscientização sobre a importância da construção para o desenvolvimento sustentável já está superado. Agora é necessário discutir e acordar estratégias para reduzir o impacto ambiental de forma progressiva, com metas para todos os participantes”, diz o conselheiro e coordenador do Comitê Temático Materiais do CBCS, Prof. Vanderley M. John.
A conselheira do CBCS, Cristina Montenegro, acredita que a parceria entre o MMA, PNUMA e CBCS se insere em uma agenda mais ampla de produção e consumo sustentável, em linha com a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 das Nações Unidas. A ação articulada entre governo, setores acadêmicos e empresariais se revela estratégica para o desenvolvimento sustentável e inovador do setor de construção e reúne todos os elementos para colocar o Brasil em posição de vanguarda nesta área.
A íntegra da publicação “Aspectos da Construção Sustentável no Brasil e Promoção de Políticas Públicas” já está disponível online. (http://bit.ly/11ig59A).