O Sindicato da Indústria de Cerâmica para Construção do Rio Grande do Norte (Sindicer/RN) assinou um termo de parceria com a Casa Durval Paiva (CACC), no dia 26 de janeiro, para a doação de 20 mil tijolos e 10 mil telhas. Material que será utilizado na construção e reforma de casas doadas a crianças em tratamento de câncer assistidas pela instituição filantrópica.

Durante o ano de 2015, o sindicato será responsável pelo fornecimento de telhas e tijolos para a construção de cinco casas, cada uma com uma média de 38,70 m². Os locais das obras serão definidos pela CACC. O compromisso foi firmado com a presença do presidente do Sindicer/RN, Vargas Soliz, do diretor do Sindicer, Jeffeson Barbosa, e da vice-presidente da Casa Durval Paiva, Daniela Paiva. A arrecadação será feita através do contato com as empresas associadas à entidade sindical, a cada obra iniciada. “São através de parcerias como essa que a gente pode ampliar o serviço e aumentar a qualidade de vida de nossos pacientes. Principalmente em relação ao projeto vida, pois estamos possibilitando que essas crianças possam voltar para seus lares e ter uma casa mais confortável para a sua recuperação”, destaca a vice-presidente da CACC, Daniela Paiva.

A iniciativa faz parte do projeto Vida, desenvolvido pela Casa Durval Paiva desde o ano de 1998 e criado com o intuito de identificar e sanar as principais carências do cotidiano dos pacientes e de seus familiares. Visto que a qualidade de vida tem uma influência direta no sucesso terapêutico. A adequação das condições sanitária, por exemplo, possibilita uma redução considerável de ocorrências infecciosas. Evitando, assim, que haja atraso da quimioterapia. Desde a criação do projeto, 71 casas foram construídas e 114 foram reformadas.

O interesse das indústrias potiguares de cerâmica em auxiliar no trabalho surgiu no ano de 2014, após a informação da necessidade de doações de material de construção para a reforma e ampliação da sede da Casa Durval Paiva. A questão foi tema de mobilização dentro do setor e, após a contribuição de 18 indústrias associadas, o Sindicer/RN pôde realizar a doação de 60 mil tijolos para a obra de reforma da instituição.“ Quando vimos como o resultado da reforma trouxe mais suporte para o atendimento às crianças, tomamos gosto pelo processo e resolvemos oficializar essa parceria. Agora, vamos atuar também na construção de casas para essas famílias que precisam de todo o apoio para superar, com força, momentos tão difíceis”, explica o presidente do Sindicato, Vargas Soliz.

A parceria com as empresas de cerâmica também revela o espaço aberto aos demais setores da sociedade potiguar para que possam unir forças em prol das ações de apoio à criança com câncer no estado.

Fonte: Portal no ar

sindicatoRN