Para apresentar aos visitantes da 21ª Feicon Batimat – Salão Internacional da Construção, entre os dias 10 e 14 de março, os novos produtos e tecnologias para a redução do consumo de água e implantação de sistemas de reuso em edificações residenciais e comerciais, o Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais não Ferrosos do Estado de São Paulo (Siamfesp) desenvolveu a Ilha de Sustentabilidade – Ação Água, que reunirá mais de 60 itens capazes de reduzir em até 70% o gasto de água.
O projeto foi divulgado nesta quinta-feira (5), durante a coletiva de imprensa do evento realizada na sede do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo (SindusCon-SP). De acordo com o presidente do Siamfesp, Denis Perez Martins, serão apresentados novos produtos para obras de construção e reforma que incorporam em seu funcionamento aspectos sustentáveis de economia de água.
Outra novidade da feira será a Ilha da Industrialização da Construção, criada pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), que irá reunir os novos produtos e tecnologias que viabilizarão o desenvolvimento de sistemas construtivos industrializados. De acordo com o presidente da entidade Walter Cover, o intuito da ilha é levar para a feira, além de oportunidades de negócios, a possibilidade de ampliar o conhecimento dos visitantes no que diz respeito aos sistemas construtivos pré-fabricados.
Ainda no âmbito da construção industrializada, a Feicon contará com a apresentação da Casa de Cerâmica, um protótipo construído com cerâmica que tem 30% de redução do tempo de obras.
A Anicer também estará presente no evento apresentando um pouco mais sobre a Associação e o seu trabalho desenvolvido em conjunto com sindicatos, cooperativas, associações e empresas do setor cerâmico de todo o Brasil. Além disso, será promovido um ciclo de palestras, de 15h às 16h, com temas voltados para o setor. A primeira, no dia 11 de março, vai abordar sobre “Cerâmica vermelha: opções de desemprenho, economia e sustentabilidade na construção civil”. Já no dia 12 de março, a palestra será sobre “Alvenaria Racionalizada com blocos cerâmicos: mais economia e menos resíduos na obra, uma opção para construções sustentáveis”. O consultor técnico da Anicer, Edvaldo Maia, será o responsável por ministrar as palestras no espaço Ilha do Conhecimento, no Pavilhão Anhembi.