A cerâmica Canabrava, fundada há 19 anos, localizada no município de Jacobina, na Bahia, aderiu aos cinco módulos do projeto Cerâmica Sustentável é + Vida, uma parceria entre a Anicer e o Sebrae, e destes, já recebeu quatro consultorias que estão resultando em diversas melhorias. Com aproximadamente 65 colaboradores, a indústria produz 1.700 toneladas por mês de blocos cerâmicos.

As consultorias já realizadas foram: Inovação Tecnológica (dezembro de 2013), PSQ (maio de 2014), Ambiental (maio de 2014) e Incorporação de Resíduos (setembro de 2014). Ao longo delas, houve amplo treinamento dos colaboradores com palestras, atividades coletivas e a formação do Comitê da Qualidade, que ficou responsável pela implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade.

Entre várias recomendações para aumento da produtividade, a empresa aceitou e iniciou duas grandes modificações com investimentos expressivos. Uma foi na reestruturação do setor de preparação de massa, com a compra de novos equipamentos e término da construção do barracão para depósito de massa preparada. Outra, ainda em fase de implantação, é a mecanização do transporte dos produtos para as fases de secagem e enforna que, quando em funcionamento, elevará a produtividade da cerâmica em mais de 50%.

Durante uma consultoria, foi indicado que o pó de mármore fosse colocado na massa cerâmica, pois em uma quantidade específica confere maior fluidez e não altera as características do produto final. Ou seja, dá-se um fim adequado ao resíduo no aspecto ambiental, melhora o processamento dos produtos cerâmicos e diminui o consumo de argilas, que tem um custo de extração mais elevado do que a aquisição do pó de mármore.

A empresa também fechou contrato com o Senai/BA para a realização de ensaios em seus produtos mensalmente, acompanhando a evolução da qualidade, além de reativar o laboratório de ensaios cerâmicos internos.

canabrava