Na última quarta-feira (18), aconteceu na sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), em Campina Grande (PB), o encontro “Perspectivas para sustentabilidade do setor cerâmico da Paraíba”. O objetivo foi apresentar resultados do trabalho de capacitação e assistência técnica, realizado no período de 2013 a 2015, visando melhorar o processo produtivo das empresas de cerâmica vermelha localizadas em polos industriais da caatinga.

O trabalho envolveu a inserção de boas práticas de eficiência energética e manejo florestal nas 18 empresas beneficiadas pelo projeto e foi realizado pela Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e o Centro de Produção Industrial Sustentável (Cepis), como parte do contrato de prestação de serviço firmado com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

Ações do projeto

As ações do projeto envolveram a participação de empresas dos polos industriais de cerâmicas vermelhas da Paraíba, do Rio Grande do Norte e de Pernambuco. Inicialmente, foi feito um diagnóstico da realidade da produção cerâmica na região do Seridó, que resultou na estruturação de intenso programa de capacitação direcionado a esse conjunto de empresas, por meio de ações coordenadas de articulação e fortalecimento dos arranjos interinstitucionais.

No período de 12 meses foram oferecidas quase 3 mil horas de assistência técnica a esse grupo de empresas, focada na implantação de boas práticas, por meio de palestras, medições, análise da matéria-prima e constante acompanhamento de um plano de ação definido para cada uma durante os cursos de capacitação oferecidos.

Fonte: Instituto Nacional do Semiárido

insa