No dia 15 de abril, foi realizada a 2ª reunião da Comissão de Estudo Especial de Cerâmica Vermelha (ABNT/CEE-179), na sede da Anicer, no Rio de Janeiro. Fabricantes, representantes de diversos sindicatos, associações do setor, laboratórios e consumidores estiveram presentes.
Durante a reunião foram aprovados os textos da revisão da norma ABNT NBR 15.270 sobre os itens identificação e índice de absorção d’água em bloco cerâmico de vedação e estrutural. Em relação à identificação, as alterações estabelecidas são para harmonizar a norma técnica à portaria do Inmetro nº 558/2013. Já o item absorção d’água foi modificado com intuito de alinhar às exigências da Caixa Econômica Federal e também dos programas habitacionais do Governo, como o Minha Casa Minha Vida.
O gerente de processo de normatização da ABNT, Cláudio Guerreiro, esclareceu sobre as normas (ABNT NBR 8949:1985, 14321:1999 e 14322:1999) transferidas da CEE-179 ao Comitê Brasileiro-18 (CB-18), informando que a intenção sempre foi manter os materiais já contemplados pelas mesmas e, portanto, solicitou ao CB-18 que assim o fizesse. Caso a solicitação não seja atendida, as normas voltarão ao acervo da CEE-179 ou ainda, em último caso, serão direcionadas para uma nova CEE ou CB-02. Para Cesar Gonçalves, presidente da Anicer, a necessidade de manter os componentes não se reflete apenas nos fabricantes, mas também em todo o setor, inclusive o meio acadêmico. E concluiu dizendo que a ABNT entende que a CEE deve transformar-se em um Comitê Brasileiro (CB), sendo assim a Anicer está se articulando para tal.
O gerente técnico da Associação e secretário da CEE-179, Bruno Frasson, informou que o Projeto 179:000.00-001 “Cerâmica Vermelha – Tijolos cerâmicos maciços e perfurados para alvenaria de vedação e estrutural — Terminologia e requisitos” encontra-se em análise pela revisora e que, tão logo sejam cumpridos os procedimentos internos, a ABNT publicará a consulta pública.
Os presentes manifestaram-se sobre a necessidade de revisar os itens septos, paredes e dimensões da ABNT NBR 15.270. Cesar Gonçalves fez um alerta: “Para alterar os itens deve-se observar o atendimento à Norma de Desempenho, sobretudo, levar em consideração os trabalhos de caracterização já realizados pelo setor, para que os mesmos não se percam”. O assunto ficou definido como pauta da próxima reunião, que acontecerá no mesmo horário e local, no dia 13 de maio.
A ata completa, bem como os documentos da CEE-179 estão disponíveis no Livelink na seguinte pasta: https://isolutions.iso.org/ecom/livelink?func=ll&objId=2419632&objAction=browse
Para ter acesso ao Livelink, faça o cadastro no site http://www.abntonline.com.br/normalizacao/ indicando que deseja participar da Comissão de Estudo Especial de Cerâmica Vermelha (ABNT/CEE-179) e aceitando o termo de confidencialidade. Em até 24 h, serão enviados o login e a senha de acesso (verifique seu spam).