Na última sexta-feira (10), foi realizado um evento para comemorar os 60 anos da Cerâmica Fachinetto, localizada no Rio Grande do Sul. A confraternização, que aconteceu no Salão Paroquial de Arvorezinha (RS), iniciou com uma cerimônia religiosa e, em seguida, foi apresentado um vídeo contando a história da empresa, com depoimentos de seus fundadores relembrando toda a trajetória de trabalho e dificuldades encontradas, além de uma homenagem aos fundadores falecidos.
Logo após, o 2º vice-presidente da Anicer e presidente do Sindicer/RS, Jorge Ritter, detalhou, em breves palavras, a necessidade das cerâmicas se manterem em constante evolução, parabenizando a Fachinetto pela história de sucesso. Os consultores técnicos, Jeferson Lemke e Osiris Junior, também estiveram presentes representando a Associação. Colaboradores foram premiados pelo tempo de trabalho na instituição (com os títulos: Colaborador Ouro – 30 anos; Colaborador Prata – 20 anos; e Colaborador Bronze – 10 anos). Outra homenagem, aos fornecedores, prestigiou o mais antigo com uma placa de agradecimento como representante.
No evento, foi apresentado o primeiro caminhão adquirido pela empresa, totalmente reconstituído, que fará parte do acervo do museu existente na própria cerâmica, inaugurado no dia 09 de dezembro de 2003 e decretado de utilidade pública em 08 de abril de 2004. Um espaço singelo que traz em sua exposição permanente fotos e maquinários que retratam a Indústria de Cerâmica Vermelha Fachinetto desde sua constituição, em 1955.
Na cerimônia de encerramento, foi feito um agradecimento a todos que fazem parte da história da empresa, entre eles, os consultores técnicos da Anicer, pelos atendimentos realizados na cerâmica. No final, foi oferecido um jantar aos presentes.