O projeto Ceramista Empreendedor Gaúcho, que une ações do Sindicer/RS, do projeto Cerâmica Sustentável é + Vida (uma parceria entre a Anicer e o Sebrae Nacional) e do Sebrae/RS que focam no módulo para a qualificação do Programa Setorial da Qualidade (PSQ), iniciou suas atividades no dia 06 de abril. As indústrias pioneiras desta iniciativa, que receberam as visitas dos consultores técnicos da Anicer, foram a Cerâmica Mattiuz, atendida pelo consultor Osíris Junior, e as Cerâmicas Bom Sucesso e Bananal, pelo Jeferson Lemke, todas localizadas no município de Feliz (RS).

Durante a ação foram avaliados os processos ligados à produção e os produtos fabricados e sua conformidade com requisitos da norma de referência e portarias do Inmetro, além de verificado o aproveitamento do rendimento máximo das máquinas e realizado treinamento dos funcionários para adaptação a uma nova rotina de fabricação, com maior controle e sem perdas. Foi inserido na rotina da empresa formulários de controle de queima; testes de determinação da retração de massa para levantamento de dados; e análise de absorção de água e características dimensionais dos produtos.

As ações do projeto Ceramista Empreendedor Gaúcho terminam apenas no mês de dezembro e irão atender cerca de 20 cerâmicas nas cidades de Campo Bom, Rolante, Gravataí, Vale Real, Arvorezinha e Candelária, no Rio Grande do Sul.

EMPREENDEDORGAUCHOINAUGURAL