No dia 8 de abril, empresários da indústria de cerâmica vermelha do Rio Grande do Norte se reuniram, no Espaço Cultural da Casa da Indústria, para discutir novas atividades a serem desenvolvidas pelo Procompi (Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias) até o ano de 2016.
O 2° vice-presidente da Anicer e presidente do Sindicer/RN, Vargas Soliz Pessoa, participou do encontro e destacou a importância do programa: “Através do Procompi, as cerâmicas têm acesso às melhores consultorias nas diversas áreas do nosso processo produtivo, como também nas áreas de marketing, logística e vendas. Capacitações que a maioria das indústrias não teria condições de fazer de forma individual, porque os custos desses investimentos são elevados. Com os subsídios de entidades como a CNI, a Fiern e o Sebrae/RN, esse problema é resolvido e o empresário entra apenas com uma pequena contrapartida. Outra grande vantagem é que os temas das consultorias vão sempre de encontro às principais demandas das cerâmicas, pois são definidos em conjunto, após debates dentro do setor”.
Na ocasião, os presentes assistiram a uma oficina sobre planejamento estratégico, em que foram estimulados a refletir sobre as principais demandas das cerâmicas potiguares nas áreas de gestão, produção, finanças, sustentabilidade e responsabilidade social. Dentro do Procompi são oferecidas consultorias, capacitações, treinamentos e projetos de marketing. Os empresários entram apenas com uma contrapartida de 20% do valor das atividades envolvidas. O próximo encontro será realizado no dia 8 de maio, com o intuito de analisar os diagnósticos do setor elaborados pelos ceramistas, para que o novo plano de ações do programa seja feito em conjunto.