No dia 20 de maio, foi realizada a abertura do projeto Ceramista Empreendedor Gaúcho, na sede da Associação dos Ceramistas de Pelotas – ACERPEL, com a palestra “PSQ – A qualidade como ferramenta de competitividade”. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Anicer, o Sebrae/RS e o Sindicer/RS, cujo objetivo é qualificar a gestão empresarial e melhorar a produtividade das cerâmicas do Rio Grande do Sul. A finalidade do encontro, direcionado para o segundo grupo de indústrias aderidas, situadas no polo cerâmico de Pelotas e região, foi validar o cronograma e apresentar as atividades que serão desenvolvidas a partir do próximo mês.

O Evento foi aberto pelo presidente do Sindicer/RS, Jorge Ritter, que destacou a importância do associativismo, a necessidade de aplicação de controles no processo de produção e o uso da qualidade como diferencial em produtos e serviços. A gestora do Sebrae, Luciana Mello Fonseca, falou sobre o funcionamento e cronograma a ser seguido nas consultorias que serão executadas na Oficina de formação de preços, Oficina NR-12, no Workshop de planejamento financeiro, Workshop de gestão de pessoas e Consultorias gerenciais. O evento contou também com a participação da consultora do Sebrae, Lilia Goldschmidt.

Em seguida, os consultores técnicos da Anicer, Jeferson Lemke e Osiris Lima, expuseram um resumo do Ceramista Empreendedor Gaúcho e o cronograma da Consultoria para adequação ao PSQ, uma ação do projeto Cerâmica Sustentável é + Vida, desenvolvido em todo o Brasil pela Anicer e o Sebrae Nacional, que também será oferecida pela iniciativa gaúcha. Dentre os principais pontos apresentados na palestra dos consultores, a inovação em formas de controle de processo teve novamente destaque, demonstrando a busca incessante do ceramista em fabricar artefatos cerâmicos de qualidade, com menor custo, para se manter competitivo.

Desde abril, empresas do primeiro grupo formado pelo projeto já vem recebendo as visitas dos consultores técnicos da Anicer. As ações do Ceramista Empreendedor Gaúcho terminam apenas no mês de dezembro e irão atender cerca de 20 cerâmicas das cidades de Campo Bom, Rolante, Gravataí, Vale Real, Arvorezinha e Candelária.