O Sindicer/RS promoveu, no dia 16 de abril, uma reunião regional direcionada aos ceramistas do Vale do Rio Pardo e Central, na churrascaria La Grécia, no município de Venâncio Aires (RS). O presidente do sindicato, Jorge Ritter, abriu o encontro destacando a importância da união do setor cerâmico para a melhoria constante das indústrias, que precisam focar na adequação das normas de segurança e na busca pela eficiência do processo e produto, sempre com qualidade e menor custo. Ritter citou ainda a necessidade de manter as parcerias entre instituições, que sempre têm contribuído de forma positiva para o setor.

Em seguida, o consultor técnico da Anicer, Osíris Lima Jr., ministrou a palestra “Oportunidades e desafios do setor de Cerâmica Vermelha”. Inicialmente, o consultor falou das diversas formas de atuação da Associação e sua representatividade junto ao setor cerâmico, sobre as consultorias que compõem o projeto Cerâmica Sustentável é + Vida – uma parceria entre a Anicer e o Sebrae Nacional –, e também fez uma breve apresentação do projeto Ceramista Empreendedor Gaúcho, fruto de uma parceria entre o Sindicer/RS, Anicer e Sebrae/RS, já iniciado em outro polo cerâmico do estado. Durante a explanação, Osíris Lima Jr. deu maior enfoque a inovação tecnológica e qualificação dos produtos cerâmicos, exemplificando com casos de sucesso que mostram sugestões para adequação e inovação em processos e o uso do Programa Setorial da Qualidade (PSQ), como diferencial de competitividade.

No final do evento, o presidente do Sindicer/RS convidou os presentes para a 10ª Convenção Nordeste de Cerâmica Vermelha, que acontecerá em Teresina (PI), entre os dias 11 e 13 de junho. Jorge Ritter também falou sobre a ideia de um selo que visa fortalecer o produto cerâmico gaúcho, em fase de desenvolvimento.