O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), no campus de Uruaçu, promove o Curso Técnico Subsequente em Cerâmica, na modalidade de Ensino a Distância (EaD) e com encontros presenciais que acontecem aos sábados. A instituição está com previsão de nova turma para o segundo semestre deste ano, direcionada aos profissionais que atuam no setor ceramista.  O Instituto destaca a importância da mão de obra qualificada no e também o fortalecimento de uma cultura que valorize a atividade ceramista, pois neste setor ainda existe a carência de técnicos, o que dificulta o cumprimento da legislação e consequente certificação dos produtos.

Quanto ao perfil profissional, os técnicos em cerâmica serão preparados para compreender e atuar no processo de fabricação e desenvolvimento de materiais cerâmicos, a fim de desempenhar funções técnicas relacionadas com as transformações físicas e químicas das matérias-primas em nível industrial e laboratorial (pesquisa e inovação). O técnico em cerâmica atua em indústrias de cerâmica vermelha, de revestimentos cerâmicos, de transformação de matérias-primas cerâmicas, de produtos refratários ou de matérias-primas para obtenção de produtos ambientalmente corretos; além de trabalhar com representação comercial; em instituições de pesquisa; entre outros locais.

As aulas da primeira turma do curso foram concluídas em março, formando cerca de 25 trabalhadores vinculados às empresas ceramistas do norte de Goiás. A criação do curso foi um pedido da Associação dos Ceramistas do Norte de Goiás (Asceno). O curso tem duração mínima de 3 semestres e máxima de 4 semestres, com obrigatoriedade de conclusão das atividades complementares neste período.

O IFG está fazendo o levantamento da demanda de inscrições através da Asceno e das empresas locais.  Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: ead.uruacu@ifg.edu.br ou telefone (62) 3357-8150.  A ficha de pré-inscrição poderá ser obtida via contato por e-mail.