A 12ª edição do Minascon/Construir Minas, maior evento da cadeia da Construção Civil do estado, acontece desde ontem (24), em Belo Horizonte. A feira internacional é realizada pela Fiemg, em parceria com a Fagga l GL events Exhibitions e apoio do Sebrae, do Sinduscon, CREA e Associação do Comércio de Materiais de Construção de Minas Gerais (Acomac-MG). O ciclo de palestras para o segmento de cerâmica para construção e olaria, oferecido pelo Sindicer/MG no Espaço Cerâmica do evento, está concorrido.
A palestra sobre a Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais (ABNT NBR 15.575), ministrada pela doutora em engenharia civil e pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas no Estado de São Paulo (IPT), Luciana Alves de Oliveira, está com mais de 100 participantes e forma fila do lado de fora por já ter atingido sua lotação. Ela teve início às 14h e tem previsão de término às 20h.
Um debate sobre “Alvenaria Racionalizada com Blocos Cerâmicos” foi iniciado às 16h30. Mais uma vez, há fila devido à capacidade máxima do local ser inferior ao número de inscritos. A última palestra, que acontecerá às 19h, tem como tema “Alvenaria Estrutural com Blocos Cerâmicos” e também promete ser disputada. O consultor técnico da Anicer, Antônio Carlos Pimenta, é o responsável pelas apresentações.
A feira acontecerá até o dia 27 de junho, no Expominas. Seu objetivo é unir, em um mesmo local, todos os segmentos da indústria da construção civil para apresentar as novidades do setor, as principais tendências, os produtos e as mais modernas soluções. A expectativa, segundo os organizadores, é de que o evento atraia cerca de 40 mil pessoas e movimente aproximadamente R$ 120,00 milhões em negócios.