Nesta quinta-feira (18), foi realizado o seminário “Norma de Desempenho: de 2013 a 2015 – avanços e necessidades para a implantação plena”, promovido pelo Sinduscon-SP, com apoio da CBIC, no Caesar Business Faria Lima, em São Paulo. Palestrantes abordaram sobre o panorama do mercado brasileiro e apresentaram cases de sucesso na implantação da NBR 15.575 (Edificações habitacionais – Desempenho), que completará dois anos em vigor no próximo dia 19 de julho. O presidente da Anicer, Cesar Gonçalves, e o gerente técnico da Associação, Bruno Frasson, estiveram no evento que reuniu cerca de 430 participantes.

De acordo com o Sinduscon-SP, especialistas no assunto reconhecem que ocorreram avanços de recursos para que a norma possa ser atendida seja em capacitação, caracterização de sistemas e subsistemas construtivos. Entretanto, ainda não está claro para o mercado quais são estes progressos e as necessidades que ainda precisam ser vencidas para ser possível implantar a norma e seus requisitos.

O Seminário buscou apresentar os avanços, com os quais já se pode contar para atender à norma, e as necessidades e ações em curso. Foram abordadas as mudanças já realizadas nos projetos de arquitetura para atendimento da norma e especificações adotadas nos projetos de Habitação de Interesse Social (HIS), além dos ensaios realizados para subsistemas construtivos e componentes, e outros assuntos.

Entre os especialistas, estava a engenheira civil e doutora em Engenharia Maria Angélica Covelo Silva, diretora da NGI Consultoria e Desenvolvimento. Ela também será palestrante, em uma dobradinha com o Diretor Internacional da BRE, Orivaldo Barros, no Fórum Empresarial “Requisitos de desempenho das edificações no Brasil e Balanço energético e acústico da habitação: experiência britânica”, do 44º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha, que acontece de 16 a 19 de setembro, em Porto Alegre (RS).

foto seminário Norma de Desempenho - Sinduscon e CBIC