O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) lança seu primeiro mestrado profissional gratuito. O conteúdo é de interesse do setor de construção civil, pois aborda assuntos relacionados à Tecnologia e Engenharia de Materiais. A iniciativa conta com o apoio do Sindicer/RS, que contribuiu de forma significativa para que o mestrado se torne institucionalmente e regionalmente um espaço reconhecido pela pesquisa e pelo desenvolvimento de novas tecnologias para o setor. As regiões da Serra e Vale do Caí serão as contempladas com a oferta do curso, que foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no final de 2014.
“Em menos de um mês de estudo da demanda, obtivemos retorno positivo de mais de 250 entidades motivadas a participar”, relata o coordenador e professor, André Zimmer. As linhas de pesquisas serão focadas no “Desenvolvimento de Materiais de Engenharia” e “Tecnologia da Transformação de Materiais”. As inscrições foram feitas no mês de junho, e foram ofertadas 15 vagas para o mestrado, que é anual. As aulas acontecerão nas sextas-feiras e nos sábados, a partir de agosto, e oferecidas em três campus do IFRS: Caxias do Sul, Farroupilha e Feliz.
A nova qualificação atende às demandas dos mercados interno e internacional, fato que potencializa a competitividade das empresas. “A participação dos profissionais de cerâmica é essencial, afinal, o mestrado é uma excelente maneira de ampliar conhecimentos e aprimorar os serviços do ramo no estado”, conclui Zimmer.
Para mais informações, visite o site do curso.