A Cerâmica Imperial, localizada na cidade de Campo Bom/RS, é mais uma participante do programa Ceramista Empreendedor Gaúcho, parceria realizada entre a Anicer, o Sindicer/RS e o Sebrae/RS. A empresa faz a consultoria para qualificação no PSQ – Programa Setorial de Qualidade – com o consultor da Anicer, Jeferson Lemke, desde abril deste ano, com previsão de término em novembro. Por causa da iniciativa, no dia 23 de julho, ela conseguiu qualificação no PSQ.

A cerâmica possui um completo parque fabril, com instalações modernas e automatizadas, destacando-se na qualidade de seus produtos e serviços e também no desenvolvimento de diferenciados formatos de blocos cerâmicos. Entre as diversas ações iniciadas – e em fase de implantação – estão: a adequação e padronização na mistura de matérias-primas, a qualificação de mão de obra para operação de regulagem de boquilhas, os ajustes técnicos nos secadores contínuos, a aplicação de sistemática de vedação mais eficiente e melhor aproveitamento térmico das fornalhas do forno túnel, além da implementação do sistema de gestão da qualidade.

“Devido ao cenário atual da economia brasileira e ao período de chuvas no município, que pouco contribui para a comercialização do produto cerâmico, investir em qualidade, como a Imperial está fazendo, é investir em diferencial de produtos e serviços”, conclui Lemke.