O Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) promoverá, no segundo semestre deste ano, dois laboratórios, na capital fluminense, voltados para a plataforma Building Information Modeling (BIM), além de um Laboratório BIM Móvel. A iniciativa tem como objetivo a divulgação dessa ferramenta importante para a cadeia da construção civil. Em maio, a Federação promoveu, em parceria com o Sinduscon-Rio, o “Fórum de Difusão do BIM: O Papel do Estado”, onde apresentou experiências bem-sucedidas no setor público e as vantagens para o segmento.
O BIM nada mais é do que uma tecnologia que envolve a modelagem das informações para obras de edificações e infraestrutura, criando um modelo digital integrado de todas as disciplinas e minimizando o desperdício de recursos. Ele engloba desde o ponto de partida de uma tecnologia até todo o processo de construção. Com essa ferramenta é possível criar digitalmente um ou mais modelos virtuais precisos de uma construção. Eles oferecem suporte ao projeto ao longo de suas fases e, quando concluídos, esses modelos gerados por computador contêm geometria e dados precisos necessários para o apoio às atividades de construção, fabricação e aquisição por meio das quais a construção é realizada.
Pioneiro na utilização da ferramenta em projetos de edificações, o governo de Santa Catarina planeja, até 2018, torná-lo requisito obrigatório para a licitação de obras públicas. “Queremos que essa tecnologia seja implantada em toda cadeia produtiva, pois ela atende uma demanda da sociedade ao otimizar a entrega das obras”, explica o coordenador da Secretaria de Planejamento e Gestão de Santa Catarina, Rafael Teixeira.