Fiscais do Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) farão a verificação de blocos cerâmicos em lojas de material de construção, depósitos e cerâmicas de Teresina, entre os dias 06 a 21 de outubro. A ação é uma continuação da Operação Construção Civil, realizada em junho de 2015.
“Na primeira etapa da Operação Construção Civil foram fiscalizados diversos materiais de construção. Dessa vez, o setor de Pré-medidos vai verificar somente tijolos, observando itens regulamentados pela Portaria 016/2011 do Inmetro”, afirmou a metrologista Mayra Suely. Os blocos cerâmicos devem possuir as indicações de largura, altura e comprimento gravadas no próprio corpo do produto, bem como a logomarca do fabricante.
Durante a operação, os fiscais poderão coletar amostras nos estabelecimentos comerciais visitados, para que os exames periciais sejam realizados nos laboratórios do Instituto. Já no caso das fábricas, a coleta é opcional, pois o exame pode ser realizado no local. As amostras precisam apresentar conformidade com o padrão do Inmetro
De acordo com Mayra, em caso de não-conformidade, “os tijolos comercializados sem padronização podem causar problemas nas futuras construções, em função da diferença de tamanho entre eles”. Em caso de irregularidade, os fabricantes podem ser penalizados com multa, que varia de 1 a 50 salários mínimos.