A Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575) abriu espaço para a entrada de novas tecnologias na indústria da construção. Desde sua criação, há dois anos, estabeleceu-se no setor padrões de qualidade e desempenho para os materiais de construção que, agora, norteiam também o Programa Minha Casa Minha Vida, um dos mais importantes projetos de habitação popular em curso no país.

Por isso, uma publicação, que será lançada ainda no segundo semestre deste ano, chamada “Especificações de Desempenho dos Empreendimentos de Habitação de Interesse Social (HIS)”, tem como objetivo esclarecer mais sobre a Norma. Ela será acompanhada por mais três documentos orientativos: Orientações para aplicação das especificações de desempenho e empreendimento de HIF; Orientações para o agente financeiro; e, por fim, o Catálogo de Soluções. Os documentos terão caráter evolutivo, pois ao longo do tempo incluirão mais experiências.

Desde sua criação, o Programa Minha Casa Minha Vida envolveu uma preocupação com a qualidade da construção das moradias populares e também uma necessidade do setor e do governo federal de melhor acompanhar a qualidade das moradias pós-ocupação. Para isso, foi criado, em 2014, o Grupo Gestor (GG) da Norma de Desempenho no Ministério das Cidades, do qual participam entidades de classe, como a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), além de representantes da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, operadores financeiros do programa.

Fonte: CBIC