Foi aberto nesta quinta-feira, dia 02 de julho, o Congresso Internacional de Sustentabilidade para Pequenos Negócios, em Cuiabá (MT). Até amanhã (03), especialistas no assunto discutem temas como economia global, uso racional da água, eficiência energética, boas relações nas cadeias produtivas e mostrar alternativas para construir uma sociedade economicamente e ambientalmente sustentável. A intenção é inspirar os empresários visitantes a adotarem práticas e inovações que possibilitem uma gestão mais eficiente para seus negócios e que preserve os recursos naturais.

“A preocupação com a sustentabilidade é algo que veio para ficar e as empresas que conseguirem racionalizar o consumo de água e energia terão um diferencial competitivo no mercado. Muitos empresários já se deram conta disso e a prova é que entre maio de 2014 e abril de 2015 tivemos um aumento de 15,5 % na procura por soluções relacionadas a esses temas, se comparado com os 12 meses anteriores”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. Ele ressalta que em recente levantamento com 3,9 mil donos de pequenos negócios, 82% confirmaram uma redução de pelo menos 20% nos gastos com energia elétrica após a adoção de ações sustentáveis.

Para Barretto, as iniciativas podem ser simples como a troca de lâmpadas ou o uso de tecnologias mais avançadas. Essas medidas poderão ser conferidas no evento, durante uma mostra com 19 empresas e instituições tecnológicas que desenvolvem soluções e equipamentos para a produção de energia solar, automação eficiente, redução do consumo de água ou o reaproveitamento desse recurso natural.

Para saber mais sobre a programação, clique aqui.

Autoavaliação em eficiência energética

Por meio do site do Sebrae, por exemplo, o empresário pode fazer um diagnóstico gratuito da sua empresa. A Autoavaliação em eficiência energética, desenvolvida em parceria com a Eletrobrás/Procel, permite diagnosticar se a energia elétrica está sendo utilizada de forma sustentável e oferece dicas para evitar eventuais desperdícios.

Fonte: ASN