A Caixa Econômica Federal liberou R$ 10 bilhões em linhas de crédito para facilitar a vida de micro e pequenas empresas (MPEs). O dinheiro pode ser usado para financiar o 13º salário dos funcionários, o pagamento de férias e impostos ou para equilibrar o fluxo de caixa.
Com taxas de juros partindo de 1,51% ao mês e prazo de até 60 meses, que inclui carência, as linhas podem ser contratadas até 29 de fevereiro de 2016 por empresas com faturamento máximo de R$ 150 milhões anuais. A expectativa do banco é superar os 8,1 bilhões em empréstimos concedidos no mesmo período do ano passado.
Para o economista da Universidade de Brasília (UnB) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Newton Marques, os bancos públicos são uma boa opção para micro e pequenos empresários. O financiamento oferecido pela Caixa, ressalta ele, é o primeiro passo para acertar as contas e adotar um planejamento financeiro no negócio. “Esse controle vai permitir que o empresário tome o recurso mais adequado, seja para financiar capital de giro, até mesmo um capital de investimento, dependendo do prazo e do custo”, avalia ele.
O superintendente nacional de Negócios com Médias Empresas da Caixa, Henrique Holtz de Almeida Junior, lembra que pagar 13º salário é um desafio para empresas deste porte. “A Caixa está preparada para oferecer o suporte necessário para a manutenção do equilíbrio do fluxo de caixa dessas empresas, contribuindo para o contínuo crescimento do negócio”, afirmou.
“A Caixa oferece, aos empresários, acesso ao crédito e soluções financeiras para apoiá-los na manutenção dos empregos e geração de renda”, complementa a superintendente nacional de Estratégia de Micro e Pequeno Empreendedorismo, Eugênia Regina de Melo.
Fonte: Sindicer/PE