Chega a 9ª edição o Dia Nacional da Construção Social, dedicado a construir uma nova geração de trabalhadores. Como tema “Quer mudar o mundo? Mãos à obra”, o evento tem o intuito de atrair os filhos dos operários e mostrar a esses jovens o caminho para iniciar sua trajetória profissional na construção civil. Segundo a vice-presidente de Sustentabilidade do Sinduscon-CE, Paula Frota, o objetivo é mostrar que é possível fazer carreira nessa indústria e estimular que os filhos dos trabalhadores se interessem pelo trabalho no segmento.
Criado em 2001 pelo Sinduscon de Pernambuco, a iniciativa foi replicada em outras cidades brasileiras e vem ganhando maior dimensão em todo País. Em 2015, mais de 35 localidades já aderiram às comemorações que vão ocorrer no próximo dia 22 de agosto. Em Fortaleza (CE), a atração principal do evento será a final do campeonato de futebol que começou em março passado, com 50 equipes. Será distribuída premiação para os três primeiros colocados, que receberão troféu, medalha e dinheiro.
Além do campeonato, no Dia Nacional da Construção Social de Fortaleza será oferecida alimentação aos participantes e serão realizadas várias brincadeiras para as crianças. O evento terá ainda música, sorteio de brinquedos e apresentação de peça teatral. A iniciativa é do Sinduscon em parceria com o SESI.