Com o suporte da Confederação Nacional da Indústria (CNI), das federações estaduais de indústrias e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), sindicatos industriais de 22 estados oferecerão 2,2 mil vagas em iniciativas de capacitação para empresários em agosto. Os cursos têm no máximo oito horas de duração e abordam temas de alta relevância para o dia a dia do setor produtivo, como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho; adequação à legislação trabalhista, ambiental e tributária; redução de custos com energia elétrica e caminhos para promover a internacionalização das indústrias brasileiras.
No Espírito Santo, a ação é coordenada pela Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes). O município de Aracruz está com 30 vagas para o curso “Como reduzir o custo da energia elétrica”, que se inicia no próximo dia 19 de agosto, das 14h às 18h, e integra um conjunto de ações voltadas também para presidentes de sindicatos empresariais e executivos dos mesmos. As ações fazem parte do Associa Indústria, eixo do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) criado pela parceria entre a CNI e o Sebrae, voltado para a oferta de serviços gratuitos para empreendedores.
As demais diretorias e núcleos regionais da Findes devem completar até novembro o ciclo de capacitações, com temas como: “Como atender à fiscalização do trabalho”, “Como lidar com as NRs que mais impactam a indústria”, “Como prevenir problemas ambientais”, “Como preparar a empresa para o mercado internacional”; além de diversas oficinas para líderes e executivos de sindicatos, sempre com 30 vagas cada.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: pda@findes.org.br. Mais informações pelo telefone (27) 3334-5635 e pelo site da Findes.