Teve início na última terça-feira (11) e será realizada até o próximo sábado, dia 15 de agosto, a WorldSkills Competition, uma competição de educação profissional. Realizada a cada dois anos desde 1950, o evento, que está em sua 43ª edição, recebe o nome de WorldSkills São Paulo 2015 e reúne mais de 1.200 competidores, no Anhembi Parque, vindos de 63 países que se dividem entre 50 ocupações diferentes relacionadas a profissões técnicas.
Com um público estimado em 200 mil pessoas, o WorldSkills Competition acontece pela primeira vez na América Latina. O presidente da Anicer, Cesar Gonçalves, marca presença nesta quinta-feira (13). O evento proporciona diversas oportunidades de debates nacionais e internacionais em prol da educação, por meio do Programa de Conferências – ciclo de eventos de alto nível para líderes de educação, da indústria e do governo, como acontece hoje, no Fórum de Líderes, que debate as soluções de treinamento inovador da indústria.
Na WorldSkills Competition os competidores, com idade entre 16 e 22 anos, simulam desafios de suas profissões que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade. Eles demonstram habilidades técnicas individuais e coletivas para executar tarefas específicas de cada uma das ocupações.
Quem organiza a Competição é o Senai, que possui um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo, e também a WorldSkills International, organização global, atualmente com 74 países e regiões membros, que promove educação e formação de serviços técnicos e sociais.
Sebrae participa da WorldSkills São Paulo 2015
O Facebook é uma ferramenta que pode ser usada para impulsionar e aumentar a importância dos pequenos negócios para melhorar a economia. Pensando assim, o Sebrae vai promover conversas sobre esses e outros temas durante o WorldSkills Competition.
Com estande e programação variada, o Sebrae oferecerá oficinas e palestras sobre experiências e habilidades empreendedoras. O público será orientado sobre o Movimento Compre do Pequeno Negócio, que a instituição lançou para incentivar o consumo em micro e pequenas empresas, com marco no dia 5 de outubro, Dia da Micro e Pequena Empresa. A participação na programação é gratuita e aberta ao público. A inscrição deve ser feita no local do evento.
Paralelamente à competição, Agentes Locais de Inovação vão atender o público sobre modelo de negócios com o método Canvas, uma ferramenta para inovação empresarial. O programa nacional ALI é uma das principais estratégias do Sebrae para apoiar a adoção de práticas inovadoras nos pequenos negócios em todo o país, por meio de consultorias gratuitas e customizadas por até dois anos.