O Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente Urbano e Industrial (PPGMAUI), oferecido desde 2008 por meio de uma parceria entre o Senai no Paraná, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade de Stuttgart, na Alemanha, dá mais um passo para a internacionalização. Na última sexta-feira (07), o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, e a coordenadora do curso da Universidade de Stuttgart, Daniela Neuffer, assinaram o convênio que permitirá que os diplomas do mestrado sejam emitidos por ambas as instituições.

Ainda nesta sexta-feira, às 19h, foi realizada no auditório superior do prédio do curso de Engenharia Química, a aula inaugural da oitava turma do PPFMAUI, com 26 alunos selecionados e inscritos. Durante a aula, foi lançado o primeiro livro digital do curso: Avaliação, Planejamento e Tecnologias Aplicadas ao Meio Ambiente Urbano e Industrial. A publicação traz dados sobre as pesquisas e as visitas técnicas que fizeram parte do Curso de Extensão Internacional na Alemanha, em 2014.

A partir da missão de formar profissionais aptos a atuar de forma comprometida com a sociedade em questões que envolvam o meio ambiente urbano e industrial, o objetivo do curso é construir, fomentar e disseminar o conhecimento relacionado ao meio ambiente com o uso eficaz dos recursos públicos e privados captados com parceria voluntária, visando primordialmente a proteção ambiental, no contexto interdisciplinar da área de Ciências Ambientais.

De acordo com o diretor do Senai/PR, Marco Secco, o processo de dupla certificação é fruto de uma parceria realizada com o Ministério da Economia de Baden-Würtenberg, na Alemanha. “Essa parceria se expandiu para a área ambiental e culminou com o mestrado, que já está na oitava edição. Trata-se de um reconhecimento para os mestrandos e um alinhamento que segue a demanda das indústrias. Conseguir esse resultado é significativo e estimula a pensar em estender o trabalho para outras áreas”, explicou.