Na última quarta-feira (23), a Anicer renovou o termo de acordo e compromisso com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/RJ (Senai Rio), em que a unidade Senai de Três Rios/RJ já está constituída como a Entidade Gestora Técnica (EGT) do Programa Setorial da Qualidade de Blocos e Telhas Cerâmicas, do PBQP-H, que promove a articulação com os laboratórios responsáveis pelos ensaios. De acordo com o novo termo, a EGT passará a ser acreditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, como determina a Portaria nº 332, do Ministério das Cidades.
Em encontro realizado para a assinatura do termo, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), participaram, pela Anicer, o presidente Cesar Gonçalves, o diretor de Relações Institucionais Luis Lima, a coordenadora Sandra Carvalho e a assistente administrativo do PSQ, Liliane Guimarães. A reunião contou também com o diretor-superintendente do Sesi/Senai, Alexandre Reis, e a gerente executiva do Sesi-RJ/Senai Três Rios, Dannielle Fonseca Corrêa Pereira. Da Firjan, estavam presentes, o diretor executivo de Relação com Associados Ricardo Maia, a gerente de tecnologia e inovação Carla Giordano e a gerente Regional de Operações (GOP2) Ana Cristina Monteiro.
Atualmente, a Anicer é a Entidade Setorial Nacional Mantenedora responsável pela implementação, gerenciamento e manutenção dos PSQ´s de Blocos e Telhas Cerâmicas. “Iniciamos com o PBQP-H em 12 de setembro de 2012 e tivemos dificuldades de recursos. O professor Martins (José Manuel de Aguiar Martins, ex-diretor geral do Departamento Nacional do Senai) ajudou a universalizar a rede de laboratórios de cerâmica vermelha em todo o Brasil. E, hoje, o nosso setor é o que mais tem empresas qualificadas. Estamos muito satisfeito, trabalhamos para isso e para que essa qualificação cresça”, celebra Cesar Gonçalves.
O processo de acreditação já está na fase de instalação, após a certificação da estrutura, o Senai de Três Rios/RJ poderá atuar, também, como organismo que opera sistemas de certificação de produtos – OCP, dentro do escopo de telhas e blocos cerâmicos. A entidade é hoje responsável pelas atividades de avaliação da conformidade, de combate a não conformidade dos produtos-alvo e pela emissão, conteúdo e atualização dos Relatórios Setoriais Trimestrais.