Ontem e hoje (8 e 9 de setembro), o consultor técnico da Anicer, Antônio Carlos Pimenta, participa da 2° Reunião de Coordenação da Rede IBERCERAM (Rede Ibero-americana para o Desenvolvimento Sustentável da Indústria Cerâmica), na Universidade Francisco de Paula Santander (UFPS), em Cúcuta, Colômbia.

A Rede IBERCERAM, sob coordenação da AITEMIN-Centro Tecnológico, tem como membro a Anicer e outras entidades de 10 países latino-americanos em torno de um objetivo comum: a elaboração de estratégias para o desenvolvimento da cerâmica vermelha nos países ibero-americanos. Lançada ano passado, durante o 43º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha, em Belém (PA), a Rede cria um espaço favorável para a promoção de P+D (pesquisa e desenvolvimento) de forma conjunta e coordenada, para fornecer soluções para os problemas comuns da indústria cerâmica como um fator chave para o desenvolvimento sustentável e a competitividade do setor.

O encontro acontece em dois dias para tratar dos temas da Rede, apresentar os novos membros, discutir resultados da Matriz SWOT e definir próximos passos. A programação conta ainda com uma agenda técnica. “Ontem, especificamente,apresentamos as análises da SWOT (fortalezas, fraquezas, ameaças e oportunidades) do setor de cerâmica vermelha dos países participantes.  Entre eles, Brasil, Equador, Chile, Venezuela, Espanha, Portugal etc. Em seguida, a programação contava com a elaboração de estratégia conjunta para o desenvolvimento sustentável das indústrias deste setor. Hoje temos treinamentos sobre vários assuntos, como argilas; ensaios dilatométricos; fornos eficientes; pegada de Carbono; e aplicações arquitetônicas. E também visitas técnicas às cerâmicas”, relata Pimenta.

 d94b66f08a3c9934b4d896618afc3d64