O Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) reativou, na última semana, a linha Finame Moderniza BK, destinada à modernização de equipamentos. A linha é voltada para empresas de todos os portes, independente do faturamento, e vai ao encontro da necessidade da indústria de adequação à NR 12. O banco colocou à disposição R$ 500 milhões, e o crédito estará disponível até 31 de março de 2016.

De acordo com a entidade financeira, entende-se como modernização: a reconstrução e/ou recuperação da máquina ou equipamento, mediante a incorporação de novas tecnologias e/ou peças e componentes que ampliem a vida útil e/ou otimizem sua performance original; e a conversão da máquina ou equipamento sem dispositivo de segurança para adequação aos requisitos de segurança do trabalho estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pela NR 12.

Os itens financiáveis são serviços de engenharia e aquisição de peças e componentes, sendo que o valor destes não poderá ultrapassar 40% do valor dos serviços de engenharia e deverá respeitar o conteúdo nacional de 60%.