Entre os dias 1º e 4 de setembro, o consultor técnico da Anicer, Antônio Pimenta, realizou na Cerâmica Kato uma Consultoria para incorporação e tratamento de resíduos sólidos, biomassas e geração de crédito de carbono, pelo projeto Cerâmica Sustentável é + Vida (CS+V), uma iniciativa da Anicer em parceria com o Sebrae. A empresa, que fica localizada em Terra Rica (PR), vai iniciar a extração de uma jazida recém-licenciada e, por isso, pretende acrescer na massa um resíduo de atividade agrícola.

Este resíduo tem componentes que atuam como combustível e material inerte, além de muita umidade. Os ensaios preliminares indicaram a proporção mais adequada para sua utilização, melhorias no processo de extrusão e secagem. A cerâmica deve passar a testes com volumes maiores antes de ser implantada definitivamente na sua produção. A utilização deste material apresenta aspectos positivos no processamento da matéria cerâmica e uma destinação ambiental correta.

Também foram realizados estudos para determinar as características do combustível utilizado nos fornos (cavaco de madeira) e alterações nos procedimentos de queima, com objetivo de diminuir o consumo. Além disso, foi analisado o consumo de energia elétrica por setor e algumas alterações – a exemplo da secagem natural e da eliminação de exaustores de ar em determinados processos –  serão adotadas pela indústria com a expectativa de reduzir o custo em até 15%.