Quem estiver interessado em conhecer as oportunidades de formação que o Senai oferece poderá visitar uma das 448 escolas da instituição em todo país, que abrirão as portas para a comunidade nos dias 10 e 11 de setembro. Nesse período, dentro do projeto Mundo Senai, serão realizadas palestras, oficinas e visitas guiadas para apresentar opções de cursos e outras iniciativas de qualificação para o trabalho na indústria. A participação é gratuita. A programação está disponível em www.mundosenai.com.br.

O Senai é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos preparam trabalhadores para 28 áreas da indústria brasileira, da iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica. Desde 1942, quando iniciou suas atividades, já formou mais de 65 milhões de trabalhadores. Atualmente, essa rede funciona com 518 unidades fixas e 504 unidades móveis em 2,7 mil municípios brasileiros. Além disso, em agosto deste ano, a instituição ficou em primeiro lugar na olimpíada mundial de ocupações técnicas, a WorldSkills 2015, o que comprova seu nível de excelência.

Pesquisas realizadas com ex-alunos que passaram pelos cursos da instituição revelam que, em média, 70% deles conseguem emprego no ano seguinte ao do fim da formação. “Isso demonstra que estamos alinhados com o que o mercado de trabalho demanda dos profissionais”, avalia do diretor-geral do Senai,Rafael Lucchesi.

Ele lembra ainda que a educação profissional oferece uma série de oportunidades tanto para jovens que ainda não ingressaram no mercado de trabalho como também para trabalhadores que já estão empregados. “O Mundo Senai é uma excelente chance para conhecer todo o leque de oportunidades, inclusive as opções gratuitas”, diz.