O Sistema Firjan elaborou um simulador que permite aos empresários avaliar a melhor opção para a contribuição previdenciária: se o pagamento sobre a receita bruta, com novas alíquotas aprovadas recentemente, ou sobre a folha de salários.

De acordo com a Lei nº 13.161/2015, publicada no último dia 31, as alíquotas sobre a receita bruta passarão para 2,5% e 4,5% para a maioria dos setores. Porém, o projeto possibilita que os empresários optem pela contribuição de 20% sobre a folha de pagamentos.

Através do simulador desenvolvido pela Federação, é possível checar as novas alíquotas e os valores a recolher sobre a receita bruta e assim escolher a melhor forma de contribuição. Para a consulta, deverão ser informadas, por exemplo, a atividade ou o código do produto.

Caso seja feita a opção pela tributação sobre a receita bruta, a escolha será efetuada mediante pagamento da contribuição relativa a janeiro de cada ano, ou a primeira competência subsequente para a qual haja receita apurada, sendo irretratável para todo o ano.

Excepcionalmente para o ano de 2015, a opção pelo novo regime será manifestada mediante pagamento da contribuição incidente sobre a receita bruta relativa a novembro de 2015, ou a primeira competência subsequente para a qual haja receita bruta apurada, sendo igualmente irretratável para todo o ano.

Clique aqui para fazer o download do simulador do Sistema Firjan. Mais informações sobre o tema podem ser solicitadas através do e-mail movimentosindical@firjan.org.br ou cirj@firjan.org.br.

 

Fonte: Firjan