No dia 15 de setembro, aconteceu, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), o 1º Encontro Setorial da Qualidade na Habitação – Qualihabit. Na oportunidade, foram apresentadas experiências de sucesso na cadeia produtiva quanto à implantação de sistemas de gestão de qualidade, normatização e desempenho de produtos, bem como as oportunidades de negócios nos programas habitacionais. O Sindicer/ES aproveitou para continuar fazendo um trabalho de aproximação com a Caixa Econômica Federal (CEF) no estado.
O Sindicer/ES levou a Caixa para visitar as indústrias cerâmicas e as obras atendidas pelas mesmas como forma de mostrar para a instituição que o setor tem condições de atender às demandas do Minha Casa, Minha Vida (MCMV). “O trabalho de aproximação com a Caixa é fundamental para que o órgão conheça de perto as indústrias. É um trabalho diferente, no qual saímos da nossa sala com ar condicionado e vamos de empresa em empresa visitando suas plantas industriais e, inclusive, alguns canteiros de obras. O processo de certificação leva tempo e dinheiro, por isso as construtoras devem adquirir produtos de empresas qualificadas, empresas que se empenham em melhorar cada vez mais a qualidade dos seus produtos. A oportunidade que a Caixa está nos dando é excelente, e nosso objetivo é aproveitar e mostrar o nosso melhor”, afirma o presidente do Sindicato, Ednilson Caniçali.
A obrigatoriedade efetiva da qualificação no Programa Setorial da Qualidade (PSQ), do PBQP-H, ou certificação do Inmetro para obras do MCMV também foi abordada durante o encontro. O gerente executivo habitacional da Caixa Econômica Federal de Vitória-ES, Elvio Pena, disse que percebe a preocupação de construtoras em seguir normas. “Percebemos boa parte das construtoras com uma preocupação grande em seguir normas, melhorar realmente a produtividade, a produção e a qualidade. Observamos também, em algumas construtoras, aquela dificuldade em se adaptar. Nós evoluímos, o cliente final evoluiu, e nós temos que seguir isso”, explicou.
O presidente da Câmara Setorial das Indústrias de Materiais de Construção (CSIMC), da Findes, Houberdan Pessoti, ficou satisfeito com o rumo das conversas da entre a Indústria e Caixa. “As visitas tinham o objetivo de mostrar para a Caixa Econômica Federal que o Espírito Santo tem empresas capazes de atender às demandas dos programas habitacionais, com empresas qualificadas e certificadas. Ou seja, literalmente mostrar que as indústrias do nosso estado estão preparadas para qualquer situação que exija e que envolva o PSQ. O evento de foi um resumo de todo o trabalho desenvolvido durante os meses das visitas, além de mostrar que empresas de médio e pequeno porte podem competir com produtos que estejam dentro das normas e/ou certificados”, concluiu.